Algoritmos e linguagens de programação II
- Ferramenta utilizada : NetBeans;
- Programação Orientada a Objetos(Java);
- Interface Gráfica (Java-Swing);
- Banco de dados (MYSQL);
Conteúdo
- Aspectos fundamentais do Java;
- Estruturas condicionais e de repetição;
- Operações Matemáticas e de string;
- Utilização de arrays;
- Criação de métodos em Java;
- Orientação a objetos;
- Interface gráfica com o Swing;
- Banco de dados MySql.
Pincipais características do Java
- Orientada a objetos
- Java é uma linguagem com todas as caracteristicas da orientação a objetos;
- Java é case-sensiteve;
- Tudo em Java são classes ou instâncias de classes, com exceção de seus tipos primitivos de dados.
- Sem Ponteiros
- Java não possui ponteiros, isto é, Java não permite a manipulação direta de endereços de memória.
- Coletor de lixo (Garbage Collector)
- Possui um mecanismo automático de gerenciamento de memória.
- Permite Multithreading
-
Recursos que permite o desenvolvimento de aplicações capazes de executar múltiplas rotinas concorrentemente.
- Independente de plataforma
-
Programas Java são compilados para uma forma intermediária (bytecodes).
- Tratamento de exceções
-
Permite o tratamento de situações excepcionais.
Máquina virtual
Em uma linguagem de programação como C e C++, temos a seguinte situação quando vamos compilar um programa:
O código fonte é compilado para código de máquina específico de um sistema operacional. Na maioria das vezes o própio código fonte é desenvolvido visando uma única plataforma.
Esse código executável (binário) resultante será executado pelo sistema operacional e, por esse motivo, ele deve saber conversar com o sistema operacional em questão.
Como temos um código executavel para cada sistema operacional. É nescessário compilar uma vez para Windows, outra para o Linux, e assim por diante, caso qocê queira que seu software seja utilizado em várias plataformas.
O grande problema é que na maioria das vezes parte do código deve ser alterado. Por exemplo: Se sua aplicação utiliza bibliotecas de interface gráfica do sistema operacional para desenhar tela. A biblioteca do Windows é bem diferente da do Linux.
O Java utiliza o conceito de máquina virtual, onde existe, entre o sistema operacional e a aplicação, uma camada responsável pela tradução do Bytecode em instruções ao sistema operacional.
Sua aplicação roda sem nenhum envolvimento com o sistema operacional. Ela sempre vai interagir com o Java Virtual Machine(JVM)
A máquina virtual não entende código Java, ela entende um código específico gerado por um compilador java conhecido como "bytecode".
Write once, run anywhere.
Instalação e configuração para a produção de programas utilizando Java
Plataforma Java
-
JSE(Java Plataform, Standard Edition): É a base da plataforma; Inclui o ambiente de execução e as bibliotecas comuns. É voltado para aplicações para PC e Servidores.
-
JEE(Java Plataform, Enterprise Edition): Voltada para o desenvolvimento de aplicações coorporativas para internet.
-
JME(Java Plataform, Micro Edition): Voltada para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e embarcados.
Componentes de uma plataforma Java
- JRE(Java Rumtime Environment)
- É composta de uma JVM e por um conjunto de bibliotecas que permite a execução de software em java;
- Apenas permite a execução de programas, ou seja é necessário o programa Java compilado (.class).
- JDK(Java Development Kit)
- Compilador (javac) + JVM;
- Visualizador de applets , bibliotecas de desenvolvimento (os packages java);
- Programa para composição de documentação (javadoc);
- Depurador básico de programas (jdb) e a versão runtime do ambiente de execução (JRE).
Instalando e configurando o Java.
- Fazer o download do Java SE Development Kit (JDK) e instalá-lo;Link
- Configurar as variáveis de ambiente no Windows;Link
- Fazer o download de algum IDE para desenvolvedores Java. Link
Meu primeiro programa em Java
Consiste em editar um arquivo com código em Java e salvá-lo com a extensão .java;
O arquivo .java deve ter o mesmo nome da classe. No exemplo abaixo devemos salvar o arquivo com o nome java01.java.
public class java01 {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Ola Mundo !");
}
}
Compilar e executar no prompt de comando
- javac java01.java: O comando javac compila o programa. O compilador Java traduz (.java => .class);
- java java01
- Carrega o programa na memória antes de ser executado. Carregador de classe, pega o arquivo(s) .class que contém os bytecodes.
- O verificador assegura que os bytecodes são válidos e não violam as restrições de segurança de Java.
- A JVM máquina virtual Java (Interpretador) interpreta (em tempo de execução) o programa, realizando assim a ação especificada pelo programa.
Exercícios propostos
- Altere o programa para imprimir uma mensagem diferente.
- Altere seu programa para imprimir duas linhas de texto, utilizando duas linhas de código System.out...
- Sabendo que os caracteres \n representam uma quebra de linha, imprima duas linhas de texto usando uma única linha de código System.out
Passando parametros para o Java via prompt de comando
No exemplo abaixo, args é um vetor de String e pode receber valores pelo prompt de comando
public class java02 {
public static void main(String[] args) {
Integer a,b,r;
a = Integer.parseInt(args[0]);
b = Integer.parseInt(args[1]);
r = a + b;
System.out.println("Resposta : "+r);
}
}
- javac java02.java
- java java02 5 10
- Será mostrado - Resposta : 15